Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Conheça o significado das luzes do painel do carro

Bateria Automotiva

Conheça o significado das luzes do painel do carro

7 min

Você já parou para pensar no significado das luzes do painel do carro? Quem dirige sabe que elas mostram problemas na manutenção. No entanto, além de algumas dessas sinalizações serem autoexplicativas, outras causam dúvidas a quem sempre busca informações sobre mecânica.

Entretanto, para que você entenda qual o significado das luzes do painel acesas, preparamos este post. Aqui você vai aprender sobre as luzes que representam problemas elétricos e também como é importante contar com uma bateria automotiva de qualidade.

E aí, quer conferir o artigo com a gente? Acompanhe a leitura! 

Qual o significado das luzes do painel do carro?

O significado das luzes do painel varia de acordo com o símbolo iluminado, mas é importante saber que aquelas que acendem na cor amarela são de advertência e indicam peças que não estão funcionando como deveriam.

As luzes acesas no painel do carro podem ser simplesmente um indicativo de que o dispositivo está ligado ou ativo, como é o caso das luzes do ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), do desembaçador, do EPS (direção elétrica) ou até aquelas relacionadas aos faróis do carro.

Outras luzes do painel têm como função alertar o motorista de possíveis problemas no automóvel ou outras situações que ofereçam risco. A luz de portas abertas e de cinto de segurança são exemplos mais amenos dessa funcionalidade. 

No entanto, o significado das luzes do painel do carro também podem chamar sua atenção para a temperatura do motor, o bom funcionamento do imobilizador, um possível defeito no câmbio automático, uma pane no sistema do ABS ou a necessidade de abastecer o automóvel.

Quando você deve se preocupar com as luzes do carro?

Enquanto as luzes amarelas indicam um defeito que ainda não é tão grave, mas requer que o carro seja levado à oficina, a vermelha mostra que você deve parar o automóvel. É possível que você tenha sérios problemas no motor se continuar em movimento.

Luzes com cores azuis ou verdes indicam apenas que algum componente do carro está ativo, como lanternas, por exemplo. Elas não indicam nenhum problema, a não ser que estejam acesas devido a um mau funcionamento do sistema elétrico do automóvel.

Quais luzes acesas do painel podem significar um problema na bateria?

Imagem de um profissional examinando o carro e verificando possíveis causas do significado das luzes do painel

O significado das luzes do painel do carro podem variar; em alguns casos é importante notar o tempo em que permanecem acesas.

Luz da injeção eletrônica

Luz de injeção eletrônica acesa pode ser problemas no injetor ou catalisador. Com isso, você terá um elevado consumo de combustível ou perceberá falhas na ignição. Se o seu sistema de injeção eletrônica falhar, poderá ter problemas na bateria automotiva. Portanto, é bom verificar a peça. 

Luz da bateria

A luz da bateria acesa não indica um defeito na bateria. Na verdade, o significado das luzes do painel quando se trata da bateria alerta para um problema no sistema elétrico do automóvel. Pode ter algo de errado no alternador, na correia, nos fios, na bateria ou em qualquer outro dispositivo. Portanto, quando você notar essa luz acesa, o melhor que se tem a fazer é parar o carro e levá-lo a uma oficina mecânica. 

Luz da central eletrônica 

Quando essa luz está acesa é sinal de que há um problema na Central Eletrônica do carro. Há alguns modelos de automóveis que possuem a luz EPC. Caso o seu carro apresente este item aceso, leve-o à oficina mais próxima para ser checado. 

Luz de direção elétrica 

Você já deve imaginar o que isso significa, não é mesmo? A luz de direção elétrica acesa indica defeito na direção do automóvel. Pode ser um desregulamento do volante ou até mesmo outros danos mais sérios na caixa de direção.

Caso você note essa luz, leve o veículo a uma concessionária autorizada ou peça um mecânico da sua confiança para fazer um diagnóstico. Esse é o tipo de luz que merece muita atenção, pois há risco do seu carro ter a dirigibilidade afetada.

Luz do controle eletrônico de estabilidade 

O ESC é um sistema que está presente em alguns carros e é um dos dispositivos de segurança mais importantes, ajudando a prevenir acidentes como derrapagens. Em alguns automóveis, a luz se acende só no momento que o dispositivo é acionado e deve se apagar logo após a curva ou situação de risco. Nesses casos, se ela não se apagar, trata-se de um defeito.

Também existem automóveis em que é possível desativar o sistema de ESC, de forma que a luz indica se o dispositivo está ativado.

Quais luzes acesas são consideradas problemas comuns?

Existem diversos problemas no veículo que são normais, e nem sempre são alarmantes ou extremamente preocupantes. Por isso, é importante saber o significado das luzes do painel para conhecer seu veículo e o que está acontecendo com ele sem se desesperar. 

Imagem de um profissional colocando óleo pois esse pode ser um significado das luzes do painel acesas

Em alguns casos, o significado das luzes do painel do carro não é um atestado de problemas, apenas de advertência.

Pré-aquecimento das velas

Se durante a ignição do motor, acender no painel do veículo uma luz amarela com o símbolo de uma mola, saiba que é normal. No entanto, se este aviso permanecer aceso durante o funcionamento, você deverá ir até o mecânico mais próximo e realizar a troca das velas de pré-aquecimento. 

Monitoramento da pressão dos pneus

Quando a luz de monitoramento da pressão dos pneus se acende, mesmo depois de dar a partida no automóvel, é sinal de pneus descalibrados. Passe num posto de combustíveis e calibre os pneus do carro. 

Pressão do óleo do motor

Quando essa luz acende, pode indicar volume baixo de óleo no motor ou falha no sistema de lubrificação. Caso essa luz permaneça acesa, verifique o nível do óleo. Se ele estiver adequado, ande menos com o automóvel. 

Freio

Freio de mão puxado, mostra luz de freio acesa. No entanto, se você baixar o freio de mão e mesmo assim a luz continuar acesa é sinal de problema no fluído da peça. A solução para o problema é simples: leve o automóvel ao mecânico para completar o fluído do freio.

Luz de atenção máxima

A luz de atenção máxima indica problemas como baixa pressão no óleo, veículo sem bateria e portas abertas. Procure um mecânico da sua confiança para verificar o problema.

Qual é a importância de uma bateria de qualidade para o automóvel?

Se você deseja evitar problemas nos sistemas elétricos e eletrônicos do automóvel, é preciso contar com uma bateria de qualidade. Somente uma peça com tecnologia e durabilidade é capaz de fornecer a energia necessária para alimentar os dispositivos do seu veículo.

As baterias Moura têm os melhores modelos de baterias para o seu tipo de veículo. Não importa qual o modelo do seu veículo, se tem tecnologia start stop ou se é um carro de alta performance, por meio do mourafacil.com você encontra a peça que você precisa. 

Agora que você conhece o significado das luzes do painel do carro, saberá o que fazer quando uma delas acender, não é mesmo? Para evitar pane elétrica ou qualquer outro tipo de problema em seus dispositivos eletrônicos, opte por baterias com durabilidade. 

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post e descubra o que é injeção eletrônica e veja como evitar problemas!

botão CTA que leva até o mourafacil.com

 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Moura equipa 75% dos veículos Start/Stop produzidos no Mercosul

A Moura se consolida na vanguarda da eletrificação veicular, estando presente em 75% dos veículos com tecnologia Start/Stop fabricados na

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos